quarta-feira, 4 de julho de 2012


A TEOLOGIA DO UMBIGO

Provérbios 30:15

A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!



   Nos dias de hoje acontecem uma proliferação de teologias. Às vezes parece-me que os Teólogos resolveram criar um concurso de Teologia ou de quem “ cria “ a melhor teologia do ano.

   Algumas viram modismo e ainda desfilam por algum tempo e depois desaparecem assim como apareceram, certo que vez por outra, alguém as “ ressucitam “ ou as “ reinventam “, outras, no entanto, mal conseguem ser conhecidas, tal sua fragilidade.

  Mas a que considero mais amoral, e porque não dizer, também, imoral é a Teologia do Umbigo... não conhece ? Nunca ouviu falar ? Talvez não pelo nome, mas podemos vê-la todos os dias nos programas de televisão, podemos conhecê-las nas conversas entre “ crentes “ , cada um puxando a sardinha para o seu lado.

   Faz parte de tal teologia uma espécie de Certificado de Propriedade, onde cada criador                “ registra “ e reinvindica sua criação e, se possível for, vai à justiça por seus direitos.

   Falo do egoísmo eclesiástico de alguns grupos atuais que se fecham em suas próprias igrejas, idéias e ideais e esquecem-se de que somos todos, não importando a denominação, irmãos.     Esquecem-se de que Jesus falou que o “ Reino dividido acaba devastado e não subsiste “... Hoje alguns líderes se isolam e isolam suas ovelhas, não no intuito de protegê-las, mas para garantir sua “ engorda “ para poder explorar cada vez mais ( - Me dá, me dá... ), são verdadeiros sanguessugas que sugam o máximo possível da ovelhas e não são capazes de ampará-las em suas necessidades ou apenas as olham de longe quando se vão por nada mais terem para dar.

   Também parece fazer parte de tal teologia o desprezo por outros grupos, por outras igrejas, denominações e líderes. Debates vergonhosos e infrutíferos, alguns em rede nacional outros nas esquinas têm sujado o Evangelho do Senhor Jesus... Desafetos se declaram, doutrinas são discutidas e igrejas apontadas e a cada dia mais na frente de incrédulos e escarnecedores da palavra...

   Ah, como sinto falta do Evangelho pregado à pouco tempo atrás, digamos... uns 20 anos... quando os Pastores do meu bairro se respeitavam, nossas igrejas atendiam as cartas convite e engrandeciam juntas ao Senhor Jesus... Quantas Cruzadas fizemos com todas as denominações unidas em resgatar almas, sem se importar qual aprisco escolheriam...

   Mas hoje tenho visto alguns entrincheirados, defendendo interesses próprios, defendendo nichos comerciais ao invés do Evangelho...

   Enquanto persistimos nesta desunião, leis são criadas no Congresso para calar o povo de Deus, leis são criadas para nos envergonhar, leis são criadas para travar o crescimento do Evangelho e do evangélico, mas para que brigar por isso, não é mesmo ? Nossas igrejas estão cheias, aos cofres nada falta...  Viramos moda na mídia ! Quero ver quando nos forem tirados os direitos de pregar o Evangelho, de podermos estar na mídia, de podermos  gravar um CD, de podermos nos apresentar em público ou sermos obrigados a unir em matrimônio pessoas do mesmo sexo, de termos que renunciar a certas práticas, doutrinas ou teologia... O que faremos então ? Voltaremos para as tumbas e lá nos reuniremos ? Ou sentaremos “ às margens do Rio Quebar “ e lamentaremos por não mais podermos cantar os Louvores de Sião ?

   Amados, deixemos de lado a TEOLOGIA DO PRÓPRIO UMBIGO e voltemos a ser um mesmo corpo: olhos, boca, nariz, orelhas, pernas, braços... tudo, tudo funcionando conforme a genialidade, o amor e a direção do nosso Deus.



Pastor Luiz Tamburro

Postagem em destaque

IDEOLOGIA DE GÊNERO A CRIATURA NÃO TEME MAIS O CRIADOR ?

IDEOLOGIA DE GÊNERO A CRIATURA NÃO TEME MAIS O CRIADOR ? Texto: Rm 1.18.27             Minha alma se rasga em soluços ininterruptos...